por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon
Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS.
Mas existe luz no fim do túnel! Recentemente a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.
Para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial e a sua participação é muito importante para o sucesso da CAMPANHA MUNDIAL HEPATITE ZERO.
Nosso Desafio
O nosso desafio é de diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.
Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.
É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata!
Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%.
No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente, o qual deverá ser aprovado nos próximos anos.
Somos membros da comunidade do Rotary e criamos este RAG Para a Erradicação das Hepatites para engajar nossos amigos rotarianos na erradicação das Hepatites virais no mundo. Buscamos disseminar informações sobre a doença, arrecadar recursos para a realização de mutirões de testagens do vírus Hepatite C, campanhas de conscientização e a erradicação do vírus em escala global.
• Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.
• O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:
• O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
• O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
• A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
• A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.
Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.
Estamos formando um Grupo de Ação Rotaria (R.A.G) com a finalidade de combater as hepatites em todo mundo.